anki como aliado para os estudos ūü߆

ÔĽŅVoc√™ j√° ouviu falar do Anki?

Talvez j√° ouviu mas esqueceu? Rs

O Anki é um software gratuito de SRS (Spaced Repetition System) e a primeira vez que eu ouvi falar dele foi através de um vídeo do Mairo Vergara, que é um famoso professor de inglês e no final do artigo vou deixar o link do vídeo que estou me referindo.

Durante uma prepara√ß√£o para uma certifica√ß√£o, como exemplo o CCNA que tem uma exig√™ncia alta e com muitos temas cobrados, n√£o vamos conseguir lembrar de tudo que aprendemos durante o per√≠odo de prepara√ß√£o (pelo menos eu sinto isso), todas as sopas de letrinhas, protocolos, normas, padr√Ķes e configura√ß√Ķes que estudamos, com o passar do tempo, v√£o se perdendo em nosso c√©rebro.


Finding Dory (2016) | Walt Disney Pictures - Pixar Animation Studios

O nosso c√©rebro mesmo sendo incr√≠vel, tamb√©m possui falhas. Se estudarmos apenas uma vez um determinado assunto, e n√£o tocarmos mais nele, as informa√ß√Ķes foram apenas armazenadas na nossa mem√≥ria de curto prazo, porque n√£o treinamos e exercitamos nosso c√©rebro com aquelas informa√ß√Ķes para que elas fossem salvas na nossa mem√≥ria de longo prazo.

Ai você pode dizer pra isso não acontecer é só praticar! Sim, você está certo a melhor forma é sim praticar, fazer labs, etc. Mas aliado a isso podemos usar o nosso querido Anki que é o tema desse artigo, usando-o para a repetição espaçada que falamos antes para maximizar os nossos estudos e a nossa memória.


Limitless (2011) | Relativity Media


No vídeo que eu me refiro do Mairo Vergara é uma aula bem completa e ele te ensina como usar, no caso ele se refere aos estudos de idiomas, mas basta você adaptar a sua realidade de estudos, sendo assim não é necessário frisar aqui no artigo como usar o anki, pois no vídeo é bem explicado.

Download do Anki

Galera eu uso o Linux Mint, portanto aqui eu mostro como baixar no Linux, mas voc√™ pode baixar para seu SO sem nenhum problema, n√£o tem segredo! Para fazer o download do Anki acesse: apps.ankiweb.net/ e clique no bot√£o Download.


Após clicar em Download, será exibida a tela abaixo e você pode optar por baixar a versão mais recente ou a versão estável do Anki.



Instalando o Anki

Após o download, vamos extrair os arquivos. Poderíamos fazer isso pelo do gerenciador de arquivos (windão-like), mas abaixo segue como fazer isso pelo terminal da massa.

No terminal vamos extrair, entrar no diretório e compilar/instalar o Anki:

$ tar xjf anki-2.1.22-linux-amd64.tar.bz2
$ cd anki-2.1.22-linux-amd64/
$ sudo make install


√Č isso pessoal, foi um artigo bem simples, mas considero uma dica bem √ļtil para quem n√£o usa. Abaixo deixo o v√≠deo que voc√™ pode consultar para aprender a usar o Anki seja qual for o seu SO.

https://www.youtube.com/watch?v=RTpGp2P0dkc
https://www.youtube.com/watch?v=Z1RIR0J58mI




Abraços,


Max

ūüďß contato@maxaddress.com.br
‚ĄĻÔłŹ linkedin.com/in/maxwlima